(nueva serie). ISSN 0065-1737. Revista Internacional de Fauna Terrestre - International Journal in Terrestrial Fauna




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Vol. 29 Num. 2 (agosto 2013)



ASPECTOS CULTURAIS ASSOCIADOS ÀS MINHOCAS NO BRASIL

Acta Zoológica Mexicana (n.s.) Número Especial 2: 19-33 (2010)

ASPECTOS CULTURAIS ASSOCIADOS ÀS MINHOCAS NO BRASIL

Gustavo Schiedeck, José Ernani Schwengber, Joel Henrique Cardoso, Márcio de Medeiros Gonçalves & Greice de Almeida Schiavon

RESUMO

Os oligoquetas fascinam os pesquisadores há muito tempo, porém, no Brasil, poucos sabem a origem do nome comum dado ao animal com que trabalham diariamente: ‘minhoca’. Da mesma forma, o ‘mito do minhocão’ surge no imaginário popular do brasileiro do interior como um personagem da natureza capaz de provocar medo, respeito e admiração. O trabalho procurou resgatar estes elementos por meio de consultas bibliográficas e pela rede mundial de computadores com o objetivo de preservar o legado cultural que índios, africanos e europeus construíram sobre a figura da minhoca. Sobre a etimología do vocábulo ‘minhoca’, duas hipóteses apresentam bons elementos para discussão: a africana e a sul-americana ou brasileira. Contudo, os textos recentes preferem informar sua origem como obscura ou incerta. O ‘mito do minhocão’ é encontrado em diversas regiões do país, em especial onde rios, lagoas e áreas alagadas são fatores de destaque. Em cada relato assume distintas formas e comportamentos, mas com maior freqüência é descrito como uma minhoca ou cobra de tamanho descomunal que costuma desbarrancar as margens dos rios e virar os barcos dos pescadores. O ‘minhocão’ também é visto por muitos como um defensor da natureza contra aqueles que agridem o ambiente.

RESUMEN

Los oligoquetos fascinan a los investigadores hace mucho tiempo, pero en Brasil poco se sabe sobre el origen de su nombre común, ‘minhoca’. Igualmente, el mito del ‘minhocão’ surge en el imaginario popular del brasileño del interior como un personaje de la naturaleza capaz de provocar miedo, respeto y admiración. El estudio buscó rescatar estos elementos a través de una revisión de la bibliografía y usando la red mundial de computadores, con el objetivo de preservar el legado cultural que indígenas, africanos y europeos construyeran sobre la imagen de la lombriz. Sobre la etimología del vocablo adoptado en Brasil (minhoca) para designar las lombrices, dos hipótesis presentan elementos interesantes para la discusión: una de origen africana y otra de origen americana o brasileña. A pesar de todo, los trabajos recientes prefieren informar el origen etimológico del nombre común como obscura e incierta. El mito de la lombriz gigante, el ‘minhocão’, es encontrado en distintas regiones del país, en especial donde hay ríos, lagunas y humedales. En cada relato la lombriz gigante asume distintas formas y comportamientos, pero con mayor frecuencia es descrita como una gran lombriz o víbora de proporciones descomunales, que derrumba las márgenes de los ríos y tumba las embarcaciones de pescadores. La lombriz gigante también es vista por muchos como un defensor de la naturaleza contra aquellos que contaminan las aguas y destruyen al medio ambiente.

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